Pular para o conteúdo
Voltar

Pró-Família é destaque em Encontro Nacional

No Encontro foi realizado também o painel intersetorial que apresentou os impactos dos 15 anos do Programa Bolsa Família
Assessoria | Setas

Jana Pessôa
A | A

Nesta quinta-feira (08.11), o Programa Pró-Família foi apresentando pela secretária de Trabalho e Assistência Social de Mato Grosso, Monica Camolezi, durante o Encontro Nacional Intersetorial de Coordenadores do Programa Bolsa Família (PBF) e Cadastro Único. Participaram do encontro representantes dos Ministérios do Desenvolvimento Social, Educação e Saúde, e de 26 estados e do Distrito Federal.

A secretária abordou a estratégia utilizada para acolher no Programa famílias em situação de vulnerabilidade extrema. Para essa seleção, foram utilizados dados do Cadastro Único, Bolsa Família e a parceria do Programa Família Paranaense.

Lançado em 2017, o Pró-Família já atende 19.691 famílias, 3.077 profissionais que formam a rede que envolve agentes comunitários de saúde, assistentes sociais e psicólogos. O Programa transfere mensalmente R$ 2.323.800,00. Esse recurso chega às famílias para compra de alimentos e movimenta a economia local.

“O programa disciplina todas as estratégias de intersetoralidade e envolve efetivamente a saúde e outras áreas, não apenas a educação, além das instituições do terceiro setor. Desta forma, conseguimos acessar as famílias que estavam em situação de extrema pobreza”, explicou Monica Camolezi.

Como resultado, houve uma redução de 1,3% no índice de pobreza extrema em Mato Grosso. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2017. A metodologia aplicada foi elogiada e solicitada pelos demais estados.

A secretária informou que em breve será lançado um sistema que possibilitará a vigilância e o monitoramento das famílias que irão gerar dados estatísticos em tempo real de todos os municípios, realizando o georeferenciamento das famílias no estado.

No Encontro foi realizado o painel intersetorial que apresentou os impactos dos 15 anos do Programa Bolsa Família na erradicação da pobreza e do Cadastro Único como ferramentas de políticas sociais e a contribuição das Redes do Sistema Único de Saúde (SUS), do Sistema Único de Assistência Socia (Suas) e da Educação.

O Encontro Nacional e Intersetorial termina nesta sexta-feira (09), às 18h, no auditório do Mato Grosso Palace Hotel, na Rua Joaquim Murtinho, 170, no centro de Cuiabá. O evento é organizado pela equipe da Superintendência de Inclusão Social da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social de Mato Grosso (Setas-MT).