Pular para o conteúdo
Voltar

Setas apresenta plataforma digital interativa que reúne dados da Assistência Social

Setas-MT

Jana Pessôa/Setas-MT
A | A

A Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT) apresenta nesta sexta-feira (30.11) o Observatório de Inovação Social, que é uma plataforma digital, desenvolvida na gestão da secretária Monica Camolezi, que permite que gestores e técnicos da Assistência Social possam explorar e baixar dados de inteligência geográfica da Assistência Social.

A plataforma também tem o objetivo de criar uma rede compartilhada de informações relacionadas à Assistência Social. Pelo Portal é possível ter acesso aos dados dos programas: Criança Feliz, Radar Pró-família, Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), Unidades dos CRAS e CREAS, banco de imagem, mapa social, entre outros dados.

O Observatório de Inovação Social permite que os dados compartilhados formem um grande Radar Social, mapeando as áreas mais vulneráveis, possibilitando a criação de informações para a construção do índice de vulnerabilidade social do Estado de Mato Grosso, para que as políticas públicas tenham o efeito necessário no resgate social e produtivo das famílias que estão em situação de vulnerabilidade.

“A plataforma concentra diversos dados, que acessados resultam em oportunidades de aprimoramentos da oferta de serviços e na implantação de inovações e projetos sociais. Queremos criar um ecossistema de desenvolvimento socioambiental territorial, para cumprir o pacto internacional dos objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS”, destacou a secretária da Setas.

Workshop Setas

A apresentação da plataforma será realizada no Workshop Setas: Inovação Social no SUAS, que acontece no auditório do Hotel Fazenda Mato Grosso. Estão inscritos 259 superintendentes e técnicos dos 141 municípios de Mato Grosso.

Também será realizada a cerimônia de assinatura do Fórum Permanente dos Fundos de Assistência Social e Definição dos Grupos de Trabalho.

Além disso, os municípios irão apresentar os trabalhos desenvolvidos nos projetos na Feira de Inovação Social, que estarão disponíveis para a venda. O Workshop terá também apresentações das experiências exitosas dos municípios.

O evento finaliza com o Painel de Inovação Social com os representantes do MDS, FONSEAS, PUC do Paraná, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social do Paraná e Setas.  No encerramento terá a apresentação do Observatório de Inovação Social, agenda online,  lançamento da Revista Setas em Ação e a entrega dos “Kits de informática”.