Pular para o conteúdo
Voltar

Gestores de todo o Estado participam de reunião da CIB

Cleide Dantas e Elisa Ribeiro | Setas

Jana Pessôa
A | A

Mais de 250 gestores e integrantes da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) de Mato Grosso participaram nesta quarta-feira (29) da 7ª Reunião Ordinária de 2018. Esta foi a última edição do ano, realizada no auditório do Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá, das 8hs às 12h.

A secretária da Setas, Mônica Camolezi, fez a abertura da reunião falando sobre a grande contribuição de cada gestor nestes últimos quatro anos. “Estamos vivendo um momento único, pois é o fechamento de um ciclo. Ao longo destes anos tivemos embates, superações e através do diálogo chegamos aqui. Desenvolvemos laços, colocando a nossa contraparte a favor da assistência social no município, no estado e no país. Cada um colaborando e dando o melhor de si”, disse.

Na reunião foram debatidas as minutas das Resoluções sobre o Cofinanciamento 2018 e da Recomposição dos Componentes das Câmaras Técnicas, bem como o relatório do Pacto de Aprimoramento.

Além disso, ocorreram os informes sobre o FONSEAS/CIT, o sistema de informação e o prazo para adesão do Programa ACESSUAS Trabalho, o prazo para cadastramentos e atualizações do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e CadÚnico, do preenchimento do SISC, do Demonstrativo Prestação de Contas. E ainda, o prazo para finalização e parecer do demonstrativo físico e financeiro para conselheiros municipais de assistência social.

Na oportunidade, a Superintendência de Inclusão Social da Setas apresentou o balanço do IX Encontro Nacional Intersetorial de Coordenadores do PBF e CadÚnico. Foram realizados informes sobre o CEDCA, CEAS, COEGEMAS e APDM.

A reunião foi coordenada pela secretária da Setas e participaram também da mesa membros governamentais da Secretaria e demais membros dos municípios, além dos representantes dos municípios indicados pelo Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas-MT).

CIB

A CIB é uma instância com particularidade diferenciada dos conselhos e não substitui o papel do gestor. Pactua procedimentos de gestão, a fim de qualificá-la para alcançar o objetivo de ofertar ou de referenciar serviços de qualidade ao usuário. Os encontros da Comissão são realizados conforme pactuação na primeira reunião ordinária do ano. Coordenada pela Setas, a CIB é uma instância de pactuação do Sistema Único da Assistência Social (SUAS).