Pular para o conteúdo
Voltar

Setas recebe certificação de responsabilidade social da ALMT

Cleide Dantas | Setas

Jana Pessôa
A | A

A Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT) recebeu o Certificado de Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa de Mato Grosso. A sessão solene para entrega foi realizada na última segunda-feira (03/12).

Na ocasião a secretária da Setas, Mônica Camolezi, foi homenageada com a Moção de Congratulação - no ato representada pela secretária adjunta de Assistência Social, Marli Luz. O superintendente de Inclusão Social, Aparecido Cavalcante e a contadora Wanderneia Pereira também receberam a homenagem.

A Setas faz gestão de política pública social, também exerce seu papel com a responsabilidade social e intensificou suas ações desde o espetáculo Auto da Paixão quando inseriu nas qualificações trabalhadores do aterro sanitário, indígenas, migrantes haitianos que participaram do evento como atores e figurantes.

De acordo com Aparecido Cavalcante, superintendente de Inclusão Social, a certificação é viabilizadora de recursos públicos e aumenta o ‘status quo’ da Setas alinhando a secretaria com as de outros estados.  “A Setas pela primeira vez recebeu essa certificação, isto para nós é muito importante. É um marco, pois é a primeira vez que a assistência social recebe esse reconhecimento. Desenvolvemos política pública social e também responsabilidade social”, reafirmou.

A secretária da Setas, Mônica Camolezi, disse que a certificação é um reconhecimento do trabalho árduo de cada servidor em fazer o melhor. “O impacto desse nosso trabalho a comunidade sente, pois são mais de 300 mil famílias assistidas por políticas publicas geridas pela Setas em Mato Grosso que inclui os integrantes do Pró-Família, Bolsa Famílias, Criança Feliz e o Benefício de Proteção Continuada”, afirma a secretária.

Este ano a Setas está desenvolvendo o projeto-piloto com a Associação de Catadores de Material Reciclável e Reutilizável de Mato Grosso Sustentável (Asmats). Já foram entregues mais de 600 quilos de material reciclável, em 120 dias, consolidando o compromisso com a inclusão socioprodutiva.

O superintendente informou que esse projeto já permite a sensibilização do público interno, motivando a reduzir o desperdício. “Nós já iniciamos a transferir o material para os catadores e nos impactou porque também percebemos que precisamos melhorar nosso comportamento, reduzindo o resíduo produzido pela secretaria”, afirma.

A parceria visa proporcionar, além da reciclagem, melhora financeira para as famílias, já que a iniciativa gera recursos para a Associação. A Secretaria fica responsável pela coleta seletiva destes materiais e acompanhamento dos resultados, enquanto a Associação fará o manuseio correto e a venda dos materiais.

Selo

Esta é a 13º edição da concessão do Certificado de Responsabilidade Social - selo criado pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Os colaboradores e contadores das instituições receberam moções de congratulações. Este ano, 55 empresas, fundações, associações e cooperativas receberam a certificação.

A Comissão Mista de Responsabilidade Social de Mato Grosso, que reúne representantes de diferentes entidades, avalia e analisa o balanço social apresentado. Esse documento permite visualizar a qualidade das relações internas, externas e com o meio ambiente, além desses vários outros itens são analisados, antes de escolher as entidades para a certificação.