Pular para o conteúdo
Voltar

CapacitaSuas promove socialização do conhecimento no interior de Mato Grosso

O objetivo das capacitações é que cada município tenha conhecimento técnico.
Cleide Dantas | Setas

Jana Pessôa
A | A

No Estado de Mato Grosso 1.597 gestores, técnicos e conselheiros dos 141 municípios foram capacitados, em 2018, em cinco novos cursos por meio do Programa Nacional de Capacitação do Sistema Único de Assistência Social (CapacitaSUAS).

O programa, que tem foco no aprimoramento da gestão e a qualificação progressiva dos serviços e benefícios socioassistenciais, ampliou o alcance e promoveu a socialização do conhecimento aos municípios. Esta foi estratégia criada para apoiar os estados e o Distrito Federal na execução dos Planos Estaduais de Educação Permanente do SUAS.

Os gestores, trabalhadores e conselheiros da Assistência Social, participaram dos cursos de Introdução ao Exercício do Controle Social do SUAS, Atualização em Elaboração de Planos de Assistência Social, Atualização em Vigilância Socioassistencial, Atualização sobre Especificidade e Interfaces da Proteção Social Básica do SUAS e o curso de Atualização sobre a Oferta de Serviços de Proteção Social Especial.

Os curso foram executados pela Faculdade Mato Grosso – UNIASSELV, instituição licitada, através do contrato nº. 060/2016/SETAS/MT que cumpriu a matriz pedagógica orientada pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).

A Gestão do Trabalho e a Educação Permanente dos trabalhadores do SUAS, exige um novo perfil de trabalhadores éticos e comprometidos com o exercício profissional. O objetivo das capacitações é que cada município tenha conhecimento técnico e debata as possibilidades de melhorias na área da assistência social, promovendo condições para a elaboração do plano municipal.