Pular para o conteúdo
Voltar

Governo participa de 12ª edição do Ribeirinho Cidadão

Iniciativa do Tribunal de Justiça e da Defensoria Pública leva serviços essenciais aos municípios de Santo Antônio de Leverger, Barão de Melgaço, Juscimeira e Poconé até o dia 25 deste mês.
Isa Sousa | Secom-MT

Andreza e os filhos, Alicia e João, de Santo Antônio do Leverger, foram atendidos pelo projeto - Foto por: Jana Pessôa | Setas-MT
Andreza e os filhos, Alicia e João, de Santo Antônio do Leverger, foram atendidos pelo projeto
A | A

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), está apoiando a 12ª edição do Ribeirinho Cidadão. O projeto é organizado pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) e pela Defensoria Pública, com o objetivo de levar serviços essenciais à população mais carente. 

A programação é dividida nas etapas fluvial e terrestre e conta, ainda, com os chamados “Dias D”, que é quando, ainda em terra, as instituições envolvidas prestam atendimento às comunidades locais realizando, por exemplo, casamento social. Na etapa fluvial, o Ribeirinho Cidadão ocorre até o dia 14 de fevereiro e, na terrestre, vai do dia 17 até 25 de fevereiro.

No caso da Setasc, serão oferecidos durante todo o trajeto serviços de emissão de segundas vias de certidões de nascimento, casamento, óbito, hipossuficiência, CPF e cópias do CPF; ainda realização de foto 3x4; plastificação de documentos; carteira de trabalho; nesse período, também vai haver uma assistente social, que estará disponível para atendimento ao público em geral.  

Esta é uma oportunidade para quem precisa dos serviços e não pode viajar à Capital - Foto: Mayke Toscano/Secom MT

Durante o lançamento desta edição do projeto, nesta segunda-feira (04), em Santo Antônio do Leverger, a secretária de Estado de Assistência Social e Cidadania, Rosamaria Carvalho, disse que a proposta do Ribeirinho Cidadão atende exatamente os princípios básicos que regem a pasta.

“Nós levamos até a população ribeirinha, que muitas vezes não consegue ou não pode sair de suas rotinas, aquilo que lhe é de direito: serviços essenciais e cidadania. Os nossos serviços, muitas vezes, são o pontapé inicial para que eles possam acessar os demais disponibilizados durante esse período”.

Nos 'Dias D', também serão realizados casamentos sociais, mas é preciso agendamento. Foto - Mayke Toscano/Secom

Identidade

Trinta e cinco quilômetros até parece uma distância curta entre Cuiabá e Santo Antônio do Leverger. Mas com dois filhos pequenos - Alicia, 5 anos, e o João, 4, a dona de casa Andreza Moreira Borges aguarda o Ribeirinho Cidadão anualmente. Desta vez, o foco vai ser nos pequenos. “Vim para fazer o RG dos dois, já que Cuiabá fica muito distante e difícil pra gente conseguir ir”.

A programação está dividida em uma etapa por terra e outra fluvial, para também chegar em locais isolados 

Além da Setasc, com os serviços citados, são parceiras do Ribeirinho Cidadão as seguintes instituições: Ministério Público, Defesa Civil, Marinha, Receita Federal, prefeituras de Santo Antônio de Leverger, Barão de Melgaço, Juscimeira e Poconé, cartorários, Centro Universitário de Várzea Grande (Univag), Tribunal de Contas do Estado, Tribunal Regional do Trabalho, Tribunal Regional Eleitoral, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso, Sesc Pantanal e Galvan Escola de Cabelereiros.