Pular para o conteúdo

Restaurante serviu mais de 50 mil refeições em 2017

Local atende público vulnerável com refeição balanceada a R$ 1,65
Aline Coelho | Setas-MT

Jana Pessôa/Setas-MT
A | A

Entre janeiro e abril desde ano, 51.591 pessoas almoçaram no Restaurante Prato Popular, vinculado a Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas). Isso representa uma média entre 600 e 700 refeições servidas por dia, de segunda a sexta-feira. O número representa quase a metade do total de refeições servidas em todo o ano de 2016, que foi de 104 mil.

O número de visitantes do Restaurante aumentou depois da reforma do local e da troca da empresa administradora. A qualidade da refeição, o acesso prioritário a idosos, pessoas com deficiência (PCD) e em vulnerabilidade social, somados ao valor da refeição de R$ 1,65, atraiu frequentadores como Juvenil da Mata, cuiabana de 76 anos, que conheceu o local neste ano.

O pensionista Mário de Souza, que frequenta o Restaurante desde a sua criação, elogia a “comida de primeira” e aproveita a companhia de conhecidos que também frequentam o Prato Popular. “Não pago ônibus, então onde tem coisa boa e barata eu vou”, comenta ele, que mora no residencial Cláudio Marchetti, na região do Coxipó.

Outro visitante é Uilton Nazário, 39 anos, soldador desempregado que atualmente trabalha como ambulante. “Vendo garrafinha de água no meu bairro, o Aráes, e venho comer aqui. Quanto mais gostoso e barato melhor pra gente, né?”. O mês de março foi o com o maior número de pessoas atendidas, 15.001 almoçaram no local.

O secretário da Setas, Max Russi, destacou a mudança da empresa que prepara as refeições e administra o local. “Além da reforma na estrutura física a mudança de empresa administradora representou a diminuição no valor para o cliente final, melhora no atendimento e qualidade da refeição”.

Os cardápios das refeições são semanais. O tradicional arroz e feijão pode ser acompanhado, por exemplo, por macarrão e bife suíno, polenta ao molho e cozido cuiabano, abóbora cabotiã e isca bovina com mandioca. Todos os pratos são servidos com salada e opção de suco e sobremesa com e sem adição de açúcar (diet).

O Restaurante Prato Popular está localizado na Rua Baltazar Navarros, Nº 567, bairro Bandeirantes, em Cuiabá e atende a população entre as 11h e as 13h.