Assistência Social mobiliza Fórum Estadual em Defesa do SUAS

Katiana Pereira | Setas-MT

Profissionais da Assistência Social do Estado de Mato Grosso realizam na tarde de quarta-feira (11.10) a primeira reunião para criação de um do Fórum Estadual em Defesa do SUAS. O encontro acontece às 14h, na Casa dos Conselhos de Cuiabá, localizada na av. Dom Aquino nº 184. Bairro  Dom Aquino, atrás do colégio São Gonçalo.

A criação do Fórum é motivada pelo fato  do Governo Federal ter apresentado a proposta para a Câmara dos Deputados, no qual pode resultar no corte orçamentário, a nível nacional, acima de 97% no SUAS em 2018.

O secretário-adjunto de Assistência Social, José Rodrigues Rocha, informa que a medida vai repercutir diretamente na manutenção de Centro de Referência em Assistência Social nos municípios, prejudicando a execução as ações que impactam diretamente no atendimento de crianças e adolescentes, beneficiários de projetos sociais, diminuição do apoio aos beneficiários do Bolsa Família e Beneficio de Prestação Continuada, além do desemprego dos profissionais da assistência social.

O Fórum será formado de instituições que representem e desenvolvam o trabalho social, entre elas a Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social, Associação das Primeiras Damas e o Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social do Estado (Colegiado).

As instituições irão se reunir para discutir e reivindicar junto ao Governo Federal a reformulação da PLOA 2018, de modo a assegurar no orçamento os recursos suficientes para o pleno desenvolvimento, manutenção e ampliação dos equipamentos, programas, projetos e serviços socioassistenciais, evitando o abandono de milhões de pessoas que delas necessita.