Pular para o conteúdo
Voltar

Setas participa de fórum nacional de gestores da Assistência Social

O encontro discutiu o orçamento e as ações prioritárias para 2018
Mel Mendes | Setas-MT

A | A

A equipe da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social de Mato Grosso (Setas-MT) participou na última terça-feira (06.02) da primeira reunião do Fórum Nacional dos Secretários (as) de Estado e Assistência Social (Fonseas). O encontro alinhou estratégias de execução das políticas sociais em todo o país.

Durante a reunião, realizada no auditório do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), em Brasília, secretários e secretárias de estado de todo o país analisaram a implementação do Plano Decenal (2018 – 2028), verificaram o balanço do cadastramento dos idosos beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) no Cadastro Único, além de outras pautas.

Segundo a secretária de estado de Trabalho e Assistência Social de Mato Grosso, Mônica Camolezi, estes momentos são fundamentais para repactuações entre os poderes acerca de como os estados e municípios devem atuar frente ao repasse e execução de recursos, além de discutirem os desafios da política social do país.

No final do dia, representantes do Fonseas se reuniram com o Ministro de Desenvolvimento Social, Osmar Terra, e com a Secretária Nacional de Assistência Social, Carminha Brant. O encontro reafirmou as discussões e pactuações da reunião do Fonseas e definiu as ações prioritárias para o exercício 2018.

“Foi importantíssimo o estado de Mato Grosso estar presente e poder opinar, discutir e ajudar a definir a política nacional. Fizemos aqui o alinhamento de Mato Grosso com o Governo Federal e todos os outros estados. A nossa missão agora é levar este mesmo alinhamento para todos os municípios mato-grossenses para tornar as políticas sociais ainda mais efetivas”, avaliou Monica Camolezi.

Nesta quarta-feira (07.02), os secretários de estado participam da reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT).