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AÇÕES INTEGRADAS DE CIDADANIA

 

 

 As Ações Integradas de Cidadania se constituem um projeto do Governo do Estado de Mato Grosso realizado pela Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social – SETAS através da Secretaria Adjunta de Cidadania juntamente com a Superintendência de Promoção à Cidadania, com o objetivo de levar às comunidades em vulnerabilidade social o acesso à documentação básica, cursos e orientação sobre como e onde acessar diversos serviços.

O Projeto Ações Integradas de Cidadania é um importante instrumento de efetividade da cidadania, em que o Estado vai até o cidadão, levando serviços e informações a pessoas em situação de vulnerabilidade social que muitas vezes não conseguem acessá-los.

Para ter acesso aos direitos básicos, faz-se necessário o uso de documentos pessoais. O que se torna um obstáculo para vários cidadãos, tendo em vista que muitos não possuem nenhum documento pessoal. Desta forma, o Projeto favorece a inclusão social por meio da emissão de documentação, orientação sobre direitos e deveres, entre outros serviços.

Entre os serviços ofertados pelas Ações Integradas de Cidadania, podemos citar:

      

Emissão de 2ª via de certidão de nascimento, casamento e óbito;

Emissão de 1ª via e 2ª via de CPF

Carteira de Pescador

Fotos ¾;

Plastificação de documentos

Cursos

Orientação jurídica e emissão de declaração de hipossuficiência;

Orientação quanto aos direitos do consumidor

Distribuição de cartilhas e brincadeiras educativas com as crianças.