IDIOMA

 
 
 

SOCIAL

 
 
 
 
 

Ultimas Notícias

Terça, 05 de fevereiro de 2002, 16h55 | Tamanho do texto: A- A+

Governo entrega ‘fumacê portátil’ para 135 municípios

Mariane Oliveira

Governo entrega ‘fumacê portátil’ para 135 municípios

Os aparelhos de Nebulização Ultra Baixo Volume (UBV) portátil serão entregues nesta quarta-feira

Mariane Oliveira

O governo de Mato Grosso investiu R$ 127.855 na compra de 167 bombas costais manuais e 64 motorizadas (conhecidas como fumacê portátil) para o combate ao mosquito Aedes Aegypti em 135 municípios. Os aparelhos de Nebulização Ultra Baixo Volume (UBV) portátil serão entregues nesta quarta-feira (06/02), às 16 horas, no Salão Nobre do Palácio Paiaguas.

Além das bombas costais, foram investidos outros R$ 227.871,90 em Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para os agentes de saúde ambiental e para os profissionais responsáveis pela nebulização (borrifação). Os EPI serão entregues ainda neste mês, para o uso no decorrer do ano 2002 (os equipamentos tem durabilidade de um ano).

Os 1.555 Agentes de Saúde Ambiental de Mato Grosso vão receber, cada um, dois pares de botas e dois coletes. Eles visitam as residências realizando um trabalho de conscientização, orientação e eliminação dos criadouros do mosquito transmissor da dengue, além de tratamento focal (eliminação das larvas).

Os 335 profissionais responsáveis pela nebulização vão receber óculos, luvas, capacetes, macacões, máscaras e filtros de máscaras de proteção. A medida popularmente conhecida como aplicação de fumacê está sendo aplicada em todos os municípios que apresentam índice de infestação predial acima de 5%. O índice tolerado não pode ultrapassar a 2.5%.
Cáceres, Sinop, Nortelândia e Diamantino já estão aplicando UBV pesado (fumacê em veículos). Os municípios de Rondonópolis, Dom Aquino, Primavera, Poxoréu, Jaciara, Alto Araguaia, Guiratinga, São Pedro da Cipa, Jucimeira, Barra do Garças, Guarantã do Norte, Vila Rica, Sinop e Peixoto de Azevedo estão aplicando UBV portátil (bombas costais).

Alguns municípios que pertencem ao Plano de Intensificação das Ações de Combate à Malária, como Brasnorte, Feliz Natal, Marcelândia, Tapurah, Guarantã do Norte, São José do Xingu, Vila Rica, Confresa e Porto dos Gaúchos também vão receber bombas costais. A Secretaria de Estado de Saúde dispõe de 16 veículos para UBV pesado que poderão ser usados nos municípios com índice de infestação predial acima de 5%.

Dados da Secretaria de Estado de Saúde, repassados pelos próprios municípios, revelam que São José do Xingu, Santa Cruz do Xingu, Confresa, Luciara, Cana Brava do Norte, Bom Jesus do Araguaia, Alto da Boa Vista, Serra Nova Dourada, Santa Terezinha, Nova Brasilândia, Planalto da Serra, Gaúcha do Norte, Cotriguaçu, Gaúcha do Norte e Tabaporã não apresentam infestação pelo Aedes Aegypti.

VOLTAR

IMPRIMIR

ENVIE ESTA MATÉRIA

Mais sobre este assunto: