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                                                        GANHA TEMPO

O Programa GANHA TEMPO foi criado pelo decreto nº 2.927 de 09 de agosto de 2001, no âmbito da Secretaria de Administração e atualmente é gerido pela Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social – SETAS (antes SETECS), por meio da Secretaria Adjunta de Cidadania (SAC) desde 2002, através da Lei nº 7.684 de 19 de junho de 2002. A primeira unidade foi implantada na Praça Ipiranga, Centro de Cuiabá-MT.

A Superintendência do GANHA TEMPO é responsável pelo funcionamento da unidade de atendimento, pela supervisão dos procedimentos técnicos e do padrão de qualidade do atendimento prestado ao cidadão.

Também é de sua competência o planejamento das atividades de treinamento dos funcionários, a avaliação e reciclagem periódica dos mesmos, bem como a análise dos relatórios de avaliação e as sugestões de melhorias necessárias e suas implementações, quando aprovadas pela SETAS.

GANHA TEMPO - PRAÇA IPIRANGA - CUIABÁ   

Informamos que o atendimento ao público do Ganha Tempo - Unidade Ipiranga, em Cuiabá é das 7h30 às 17h30 de segunda a sexta-feira, e das 7h30 às 11h30 no sábado. De acordo com a Instrução Normativa nº 01/2007, alterada provisoriamente pela Portaria 160/2016/SETAS.

Contato: (65) 3614-3304 / (65) 3614-3302.

E-mail: ganhatempocba@setas.mt.gov.br

 

GANHA TEMPO- VÁRZEA GRANDE

A Setas-MT inaugurou uma unidade do GANHA TEMPO no Várzea Grande Shopping. A nova Unidade foi preparada para levar ao cidadão muito mais conforto, segurança e acesso rápido a vários serviços em um único local.

O atendimento ao público do Ganha Tempo – Várzea Grande, é das 10h00 às 19h00 de segunda a sexta-feira conforme Portaria nº 160/2016/SETAS.

Contato: (65) 3694-0503.

E-mail: ganhatempovg@setas.mt.gov.br

 

SISTEMA NACIONAL DE EMPREGO - SINE/MT

O SINE – Sistema Nacional de Emprego foi criado pelo Decreto n° 76.403, de 08 de outubro de 1975, e em abril de 1976 já inaugurava a primeira unidade em Mato Grosso. O SINE foi criado com a finalidade principal de implantação de serviços e agencias de colocação em todo o país, estabelecer condições para adequação entre a demanda do mercado de trabalho e a força de trabalho, em todos os níveis de capacitação, organizar um sistema de informações e pesquisa sobre o mercado de trabalho, capaz de subsidiar a operacionalização da política de emprego, dentro outros.

A prioridade do SINE é facilitar a (re)inserção dos trabalhadores no mercado de trabalho, por meio da execução integrada de suas ações, busca desenvolver melhorias para o aperfeiçoamento dessa rede de atendimento, que é de suma importância para que o trabalhador possa ser inserido no mercado de trabalho.

O SINE realiza serviços de intermediação de mão de obra (cadastro e encaminhamento de trabalhadores para vagas de emprego), habilitação de Seguro-Desemprego, emissão de CTPS (Carteira de Trabalho E Previdência Social), e atendimento aos empregadores que desejam disponibilizar suas vagas no SINE e também realizar seus processos seletivos dentro das unidades, além de ações de qualificação profissional.

O trabalhador e o empregador podem acessar os serviços do SINE de forma gratuita através do Portal Mais Emprego ( http://maisemprego.mte.gov.br ) , sendo um instrumento de execução de política publica de emprego que possibilita ao trabalhador ampliar suas possibilidades em obter novo emprego e de ser reconduzido mais rapidamente para o mercado de trabalho. A versão do Portal mais Emprego lançada em maio de 2014, promoveu inovações significativas ao processo de intermediação de trabalhadores às vagas de emprego, possibilitando o seu auto encaminhamento aos processos seletivos de emprego (sem ter de ir as agencias de atendimento do MTE/SINE), o que implica em redução de custos e tempo na procura por emprego.

LAR DA CRIANÇA

As crianças e adolescentes acolhidas no Lar da Criança, em Cuiabá, se mudarão para uma nova casa na região do Coxipó, a partir de 2017. Na “Casa Lar”, que continuará sendo mantida e administrada pela Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Setas), os jovens estarão mais próximos da realidade vivida em lares com familiares.  

A nova modalidade de Casa Lar foi escolhida por apresentar o espaço necessário para acolher os jovens, bem como por possuir as características normais de convivência de uma casa, promovendo assim, a inclusão no ambiente comunitário. 

A escolha do imóvel foi avaliada pela Comissão de Reordenamento, composta por especialistas do Lar (psicólogos, assistentes, gestores), além de representantes do Conselho Estadual da Defesa da Criança e do Adolescente (Cedca) e Ministério Público Estadual. O trabalho do grupo foi realizado amparado pelos preceitos do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e Adolescente (Conanda) e Conselho Nacional de Assistência Social.

RESTAURANTE POPULAR

O Restaurante Prato Popular é vinculada à Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas) e trabalha para garantir a segurança alimentar dos cuiabanos.  Desde o final do ao de 2016, o valor da refeição, que antes custava R$ 2,00 baixou para R$ 1.65, contribuindo para que a população consiga economizar ainda mais na hora de se alimentar.

A manutenção do Prato Popular é realizada aos moldes de “contrapartida”, ou seja, 75% dos custos são bancados pelo Governo do Estado e os outros 25%, são arcados pelos próprios usuários, através do pagamento do ticket de alimentação.

Somente em 2016, foram 104 mil refeições servidas. O mês de agosto teve o maior número de pessoas atendidas, com um total de 13.223. Já em 2015, foram 110 mil pessoas beneficiadas com o Prato Popular. Diariamente, são servidas em média 500 refeições. O preço de cada prato é de R$ 2,00.

A elaboração das refeições tem acompanhamento de nutricionista, para garantir alimentação balanceada ao público. São nove funcionários que trabalham na unidade, que conta ainda com o auxílio de um voluntário para a realização diária do trabalho.