Pular para o conteúdo
           SISTEMA NACIONAL DE EMPREGO - SINE/MT

 

 O SINE – Sistema Nacional de Emprego foi criado pelo  Decreto n° 76.403, de 08 de outubro de 1975, e em abril  de 1976 já inaugurava a primeira unidade em Mato  Grosso. O SINE foi criado com a finalidade principal de  implantação de serviços e agencias de colocação em todo o país, estabelecer condições para adequação entre a demanda do mercado de trabalho e a força de trabalho, em todos os níveis de capacitação, organizar um sistema de informações e pesquisa sobre o mercado de trabalho, capaz de subsidiar a operacionalização da política de emprego, dentro outros.

A prioridade do SINE é facilitar a (re)inserção dos trabalhadores no mercado de trabalho, por meio da execução integrada de suas ações, busca desenvolver melhorias para o aperfeiçoamento dessa rede de atendimento, que é de suma importância para que o trabalhador possa ser inserido no mercado de trabalho.

      O SINE realiza serviços de intermediação de mão de obra (cadastro e encaminhamento de trabalhadores para vagas de emprego), habilitação de Seguro-Desemprego, emissão de CTPS (Carteira de Trabalho E Previdência Social), e atendimento aos empregadores que desejam disponibilizar suas vagas no SINE e também realizar seus processos seletivos dentro das unidades, além de ações de qualificação profissional.

     O trabalhador e o empregador podem acessar os serviços do SINE de forma gratuita através do Portal Mais Emprego , sendo um instrumento de execução de política publica de emprego que possibilita ao trabalhador ampliar suas possibilidades em obter novo emprego e de ser reconduzido mais rapidamente para o mercado de trabalho. A versão do Portal mais Emprego lançada em maio de 2014, promoveu inovações significativas ao processo de intermediação de trabalhadores às vagas de emprego, possibilitando o seu auto encaminhamento aos processos seletivos de emprego (sem ter de ir as agencias de atendimento do MTE/SINE), o que implica em redução de custos e tempo na procura por emprego.

    Além de acessar as vagas de trabalho disponíveis, o Portal Mais Emprego disponibiliza o SINE FACIL .

  

 SINE FÁCIL é um aplicativo para celular no qual o usuário poderá ter acesso a informações como: consulta a seguro desemprego, consulta de vagas emprego , agendamento de entrevistas profissionais, consulta de abono salarial , além de consulta de contratos cadastrados do trabalhador. Para maiores informações acesse o link :   SINE FÁCIL 

 

Sede – Matriz - Rua Baltazar Navarros, 567, bairro Bandeirantes, Cuiabá/MT

(Rua do Pronto socorro)

Horário: das 07:30h às 13:30h.

(Para os PCD´s indicamos a procura somente da unidade Matriz, pois possue um serviço específico para atendimento Psicossocial)

Telefone de Contato:

(65) - 3613- 2160

 

 Superintendência de Qualificação Profissional – SQP

A Superintendência de Qualificação Profissional – SQP tem como objetivo elaborar e implementar projetos de qualificação profissional que privilegiem cursos cujos currículos forneçam à população mato-grossense, prioritariamente às pessoas em situação de vulnerabilidade social, condições de acesso ao mercado de trabalho.

     Desta forma, a Superintendência de qualificação está trabalhando para implementação do PEQ - Plano Estadual de Qualificação, que prevê a qualificação prioritária do público abaixo elencado:

·         Pessoas desempregadas

·         Assegurados (Seguro-desemprego)

·         Beneficiários de programas sociais

·         Mulheres “chefes” de família

·         Imigrantes

·         Comunidades tradicionais, indígenas e quilombolas

·         PCDs (Pessoas com deficiência)

·         Egressos do trabalho infantil

·         Egressos do trabalho análogo ao escravo

·         Egressos do sistema prisional

·         Adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa

·         Servidores públicos da SETAS

·         Trabalhadores autônomos/avulsos

·         Trabalhadores domésticos

·         Trabalhadores rurais/agricultores familiares

·         Trabalhadores cooperados

·         Trabalhadores assentados

 

     O PEQ estabelece as diretrizes para execução dos cronogramas das ações de qualificação profissional, sejam elas com contrapartida do Estado ou por meio de ações articuladas, em forma de parcerias com as instituições do Sistema S.

   Além disso, o Plano de Estadual de Qualificação nesse sentido normatiza o estabelecimento de parâmetros quanto à metodologia, composição curricular, carga horária, objetivos gerais, processo seletivo, efetivação da matricula, avaliação da aprendizagem, direitos e deveres dos educandos e a estruturação dos planos de trabalho a serem encaminhados pelas instituições de ensino que tenham o intuito de formalizarem contratos com a SETAS.

         

PROGRAMA EMPREGA REDE

 

O Programa Emprega Rede tem como premissa básica o fortalecimento do sistema público de emprego e trabalho decente, buscando dinamizar o mercado de trabalho no estado do Mato Grosso, promovendo de forma mais eficiente a entrada de jovens profissionais no mercado de trabalho, ou a reinserção de desempregados.

O Emprega Rede promove também, diretamente, a cidadania de grupos que se encontram em situação desfavorável no mercado de trabalho como, mulheres, jovens, pessoas com deficiência, egressos do trabalho escravo, família com crianças em situação de acolhimento; egressos do trabalho infantil e suas famílias, e egressos de medidas socioeducativas.

Para maiores informações acesse o link:  EMPREGA REDE